quinta-feira, 28 de julho de 2011

A BAIXADA SANTISTA É A REGIÃO METROPOLITANA COM MAIS GRÁVIDAS NO ESTADO DE SÃO PAULO


Baixada Santista tem mais grávidas em SP

Percentual de grávidas com menos de 20 anos também é maior comparado a demais regiões metropolitanas


Um levantamento divulgado ontem pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), a pedido da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, mostra que a Região Metropolitana da Baixada Santista tem o maior índice de fecundidade comparada às regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas.


O indicador para a taxa de fecundidade na região chega a 1,79. Entre as comparadas, a menor taxa está em Campinas, com índice de 1,57.


Os dados de 2009 mostram também que a região tem o maior percentual de mulheres que engravidaram com menos de 20 anos. O índice chega a 16,43%. Entre as pesquisadas, 25% têm menos de oito anos de estudo, de acordo com o documento.


Para a Secretaria de Saúde, apesar de a região apresentar índices mais elevados em comparação com as demais regiões metropolitanas, os números acompanham a média do Estado, cuja taxa média de fecundidade é de 1,70 filho por mulher.


Outra perspectiva positiva apontada pela secretaria está na comparação entre os índices registrados em 2000 e os mais recentes, de 2009. Em 2000, a taxa de fecundidade na região estava entre 2,10 e 2,50. Nove anos depois o indicador diminuiu para 1,79.


De acordo com a análise, a diminuição de fecundidade foi particularmente intensa entre as mulheres mais jovens, com idade até 30 anos.


A Diretoria Regional de Saúde de Santos (que atende às cidades de Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente) informou, por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Saúde, que trabalha em programas de capacitação de profissionais e conscientização de adolescentes para evitar a alta de fecundidade entre as menores de 20 anos.


Desde julho de 2007 a Secretaria da Saúde do Estado reforça a ação do Ministério da Saúde na distribuição de preservativos, DIUs e anticoncepcionais de emergência.


Os programas incluem trabalho de conscientização nas escolas, orientação sobre uso de métodos contraceptivos e distribuição desses materiais, de acordo com a secretaria.

Fonte : http://www.band.com.br/

2 comentários:

Marcelo disse...

Aquela crítica ao Código de Obras saiu do ar?

E veja esse alerta:
Meteorologia alerta para a possibilidade de inundações entre o litoral de SC e de SP neste fim de semana
http://www.tempoagora.com.br/noticias.html/53229/meteorologia-alerta-para-a-possibilidade-de-inundacoes-entre-o-litoral-de-sc-e-de-sp-neste-fim-de-semana/

No sul do Estado, o acumulado será bem mais elevado do que nas demais regiões e pode chegar a 50mm entre o Litoral e o Vale do Ribeira. A situação é mais preocupante no Litoral, onde além da chuva forte, veremos aumento da maré por conta da Lua Nova e esta combinação aumenta o risco de inundações.

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, o frio deve durar até por volta do dia 8 de agosto, sendo mais intenso entre os dias 3 e 5. No dia 4 de agosto, a mínima deve ficar entre 0°C e 2°C no sul de São Paulo e entre 3°C e 5°C no centro e oeste paulistas.

PERUIBENSE LIVRE disse...

Vou revisar aquela postagem, não se preocupe. Dá para acrescentar algo mais, e a porei de volta.

0°C e 2°C no sul de São Paulo? Nossa, mas o povo já está dizendo que o inverno "acabou"? Me canso de desmentir esses peruibenses que nada entendem de geografia. Estamos perto do Paraná, não do Ceará !!! Quando é que vão entender isso?