quinta-feira, 16 de junho de 2011

NÃO É BOATO, AS CINZAS VULCÂNICAS CHEGARAM ATÉ PERUÍBE









Poeira encontrada em veículos de Peruíbe pode ser de vulcão
Suzana Fonseca


Uma fina camada de cinzas depositada sobre veículos que estavam parados em locais abertos chamou a atenção dos moradores de Peruíbe na manhã desta quarta-feira. Algumas pessoas também notaram a presença do material branco nos quintais das casas.

O fato despertou a curiosidade dos moradores da Cidade. O comentário geral era que se tratava das cinzas do vulcão Puyehue, localizado no sul do Chile, e que entrou em erupção no dia 4 de junho.

Consultado por A Tribuna, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou a possibilidade das cinzas do vulcão terem chegado ao Litoral Sul. Imagens de satélite de terça-feira, às 12h45, mostravam resquícios de cinza vulcânica sobre o litoral do Paraná.

“Tinha um sistema no oceano que pode ter transportado isso para a região”, explicou o meteorologista Franco Villela. “Pelas imagens de satélite, até a altura, mais ou menos, do litoral do Paraná nós conseguimos identificar um pouco um traço dessa poeira, da cinza vulcânica. Então, ela pode ter chegado à região, sim”.

Embora não fosse possível confirmar que realmente se tratava das cinzas do vulcão Puyehue, o meteorologista do Inmet descartou que a presença do material ofereça riscos à aviação. “É uma quantidade tão pequena que não interferiria em nenhuma operação de aeronave – e nem para as pessoas, porque a essa altura já está muito diluído”.

Na avaliação de Villela, o ideal era ter coletado uma amostra e enviado para análise química. “Sem maiores evidências não há como afirmar a procedência do material precipitado”.


Fonte:
http://www.atribuna.com.br/

Comentário: um colega de trabalho,que mora no Caraguava, me falou disso nesta manhã. Disse que uma poeira estranha tinha sujado os vidros do seu carro. Incrível a força desse evento, já que o vulcão chileno responsável pelas cinzas se encontra a milhares de Kms daqui, estando mais próximo do oceano Pacífico do que do Atlântico. As cinzas ATRAVESSARAM UM CONTINENTE.

O que nos aguarda o futuro próximo? Surpresas, muitas surpresas.

2 comentários:

Senhor Critico disse...

Acredito que seja Boato sim. pode ser poeira comum levantada por ventos da noite, pois por que "Peruibe"? Ou seja, a Poeira não teve me Iguape, Cananéia, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu.. nenhum desses lugares, apenas Peruibe, porem todos esses estão na rota do vulcão (Chile) até Peruibe... sei lá, acho que não é Vulcão não, e sim poeira comum como falei...

Abs

PERUIBENSE LIVRE disse...

Senhor Crítico, por favor, teve em Cananéia sim, e em Iguape também. Se informa melhor antes, E ENCONTRE UMA EXPLICAÇÃO MELHOR PARA ALGO QUE EU E MILHARES DE OUTROS PERUIBENSES NUNCA VIRAM POR AQUI ANTES.

Terei que fazer outra postagem.