segunda-feira, 23 de maio de 2011

PERUÍBE E A OPERAÇÃO RIBEIRA





EXÉRCITO BRASILEIRO DESTACA PARTICIPAÇÃO DO HRVR/CONSAÚDE EM EXERCÍCIO MILITAR NA REGIÃO


A 2ª Divisão de Exército realizará entre os dias, 23 a 27 de maio de 2011, o Exercício Anhanguera, Operação Ribeira. Este exercício ocorrerá nos municípios de Registro, Juquiá, Miracatu, Sete Barras, Iguape, Ilha Comprida, Eldorado, Jacupiranga, Pariquera-açú, Peruíbe, Cananéia e Cajati.


Em comunicado enviado à Assessoria de Comunicação do CONSAÚDE (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira), o Chefe de Comunicação Social da 11ª Brigada de Infantaria Leve, Tenente Coronel Borges, comunicou a razão pela escolha do Hospital Regional Vale do Ribeira, no documento intitulado “A Rede de Saúde do Vale do Ribeira em Operações Militares.”


Segue abaixo nota enviada pela 11ª Brigada de Infantaria Leve (Brigada Anhanguera)


A 11ª Brigada de Infantaria Leve realiza, no período de 23 a 27 de maio de 2011, o Exercício de Garantia da Lei e da Ordem ( Exercício Anhaguera – Operação Ribeira) na região dos municípios de Cananéia, Pariquera-Açú, Jacupiranga, Cajati e Eldorado.


No contexto da infraestrutura de saúde do Vale do Ribeira à disposição das tropas do Exército Brasileiro, destaca-se o Hospital Regional do Vale do Ribeira (HRVR/CONSAÚDE), localizado no Município de Pariquera-Açú, no que tange às possibilidades do setor de saúde para o atendimento das necessidades dos militares estacionados na região.


O HRVR, por dispor de estrutura com Centro Cirúrgico, UTI para adultos e médicos das mais diversas especialidades, foi escolhido como unidade de saúde local com prioridade 1 para os casos cuja triagem direcionem a evacuação do paciente com problemas de saúde que inspirem maiores cuidados e/ou procedimentos médicos mais complexos.

Sobre a “Operação Ribeira”


O exercício previsto para a “Operação Ribeira” está contido no Programa de Instrução Militar do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro e faz parte do Período de Adestramento Básico de Garantia da Lei e da Ordem, sendo executado na área do Estado de São Paulo, sob coordenação do Comando da 2ª Divisão de Exército.

As principais missões a serem treinadas simulam o patrulhamento ostensivo de ruas e logradouros, abordagem de elementos suspeitos, pontos de bloqueio e controle de veículos, segurança de autoridades, segurança de pontos sensíveis, reintegração de posse, busca e apreensão, escolta de autoridades e comboios, entre outras.


Fontes: Seção de Comunicação Social da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) – 3° Sargento Francielle e Seção de Comunicação Social do Comando da 11 Brigada de Infantaria Leve – Tenente Coronel Borges.



Por Roberto Dezorzi



Fonte: http://camiloaparecido.blog.terra.com.br/



Comentário: considero significativo o fato do exército, nesse importante exercício militar, considere Peruíbe como parte de uma respectiva região, a qual a mídia não a associa. É uma simples questão de geografia, que devia ser levada mais em conta para o nosso próprio desenvolvimento.



Nenhum comentário: