domingo, 22 de maio de 2011

O ÚLTIMO QUE ABANDONAR PERUÍBE, QUE APAGUE A LUZ



"Aqui teremos a Americanas e mais uma mega-unidade dos chineses do Compre Fácil na esquina da Pe. Anchieta com Rua José Inácio Alves, última esquina do calçadão. Comemoramos migalhas, enquanto o bolo fica de fora.

Quem acompanha o noticiário local, que estufa o peito para informar possíveis vindas de grandes empresas, sabe o quanto de grandes redes que "pensaram melhor" e desistiram de naufragar aqui: Carrefour, Habibs, Marabraz, Ponto Frio, Magazine Luiza, HSBC, Renner, 5aSec, Casa do Pão de Queijo, sem falar nas lendárias indústrias não poluentes que estariam fazendo fila para se instalarem num matagal da Est. São José.

O que mais espanta é que cidades muito menores do nosso interior paulista contam com dezenas de estabelecimentos de grandes redes, shopping center, o triplo de agências bancárias, e ainda realizam shows, eventos, peças de teatro e feiras somente com interesse e patrocínio da iniciativa privada.

Tudo isso nos denuncia o quanto nossa "economia" é fraca. Podemos chegar a 100.000 habitantes, mas veremos lugares de 20.000 muito mais prósperos, principalmente enquanto a miséria for mais da metade de nossos habitantes. Sem educação, sem capacitação, sem emprego e sem renda."


Esse texto é uma colaboração do GPORTUGA, que se eu não me engano, é o Marcelo português, visitante costumeiro do blog.

O fato é que eu sou cético quanto a chegarmos a 100.000 habitantes desse jeito. Tudo parece ser feito para que em um futuro próximo a migração para fora de Peruíbe+mortalidade supere a natalidade+migração para dentro de Peruíbe. Para quem não entendeu: REDUÇÃO POPULACIONAL NESTA CIDADE.

O ÚLTIMO QUE SAIR APAGUE A LUZ.

8 comentários:

Thiago Nalli Valentim disse...

Olá Peruibense Rebelde
Como já sabe, acompanho seu blog pelo meu Feed.
Vejo diversos textos seu “metendo o pau” em políticos e até população de Peruibe. Não consigo entender muitas coisas, embora eu tenha saído de Peruibe faz agora 3 anos. Volto as vezes pois minha mãe ainda mora nessa cidade (Bairro dos Prados). Li aqui em seu texto falando de grandes empresas que pularam fora, como por exemplo a Casa do Pão do Queijo. Acho estranho pois faz exatamente 1 mês que me chamaram para uma entrevista para trabalhar como Gerente da casa do Pão de Queijo que vai abrir próx. A Rodoviária. Já notei que você gosta de fazer a crítica mas não de receber, porem serei obrigado a deixar aqui a Crítica, de checar informações, pois como mencionei a Casa do Pão de Queijo esta sim entrando na cidade, só não aceitei o cargo devido minha Faculdade em São Paulo.
Outra coisa, é que nem tudo é culpa de governantes e sim da população, como por exemplo, até agora só vi aqui as críticas para a cidade, e cadê as sugestões? Por que você não sugere algum projeto, algo real e prático para se fazer? Aqui se faz aquela velha frase: “Não critique, faça melhor”.
Como falei estou em São Paulo, dia 20 de Junho vou a Peruibe e passar 15 Dias, daqui de São Paulo fiz um projeto turístico e um projeto de incentivo a empresas que irei mostrar a prefeita e alguns vereadores que já estão “Cientes” desse meu projeto, incrível que em Itanhaém meu primeiro projeto turístico, consegui falar pessoalmente com o Secretário de Turismo da Cidade, já em Peruibe, nem mesmo a população quis ouvir. (não sou formado no assunto, apenas entendo de meus estudos autodidatas e experiências de vida)
A Dica que deixo é: Reclame, pois é seu direito, porem faça parte da história, crie, de ideias, não fique apenas “Xingando no Twitter”.

Abraços

PERUIBENSE LIVRE disse...

Meu caro rapaz. O texto acima é de um visitante do blog, que infelizmente se enganou quanto a CASA DO PÃO DE QUEIJO. VC fez a correção. Está melhor agora? Ficou feliz?

Se eu realmente não gostasse de críticas, já teria apagado o seu comentário. Aliás, JÁ POSTEI NESTE BLOG MINHAS PROPOSTAS PARA UMA PERUÍBE MELHOR. Sinto dizer, mas você não está lendo o blog direito. Já falei de Marina, leite de búfala, Peruíbe como centro comercial valeribeirense, HORTICULTURA EM TANINGUÁ - ironia com os ecologistas - mas o senhor não leu nada disso. Só diz que eu desço a lenha. Procure direito, por favor.

Esse negócio do "não critique, faça melhor", é de matar. Por Deus, isto aqui ainda é uma democracia. Estou fazendo melhor do que muitos sim. Faço melhor do que alguns que só sabem enfeitar esta cidade, colocá-la em um pedestal. Quem ajuda mais a esta cidade? Quem parece se envergonhar de falar de nossas tradicionais enchentes, ou de quem divulga a questão, esperando que as autoridades cumpram com suas obrigações?

Não parece ser eu que não gosto da crítica. O que não faltam são peruibenses que detestam um espaço onde a própria cidade tem as suas mazelas divulgadas e não ocultadas, o que é uma tradição. E eu estou fazendo parte da história, já que este é um contraponto a uma vasta internet peruibense maquiada, que tenta vender aos forasteiros uma cidade de ilusão.

gportuga disse...

Caro Thiago,
Não moro em Peruíbe, por isso posso falhar em algumas informações.
Mas a Casa do Pão de Queijo anunciou que vinha em 1998. Só foi se instalar anos mais tarde, dentro do Posto Ipiranga próximo a Telesp. Passa lá quando puder e veja se ainda está lá. Já faz alguns anos que saiu, tendo o próprio proprietário do posto resolvido implantar loja de conveniência da rede (AmPm) apenas recentemente.

Não fazemos críticas vazias nem somos contra ou a favor de determinados políticos. Apenas alertamos que a cidade precisa urgentemente de alternativas econômicas que gerem emprego e renda, muito além da opção pelo turismo na curtíssima temporada de verão - de cada vez mais baixo nível.

Se você tivesse lido o blog ao invés de se ater apenas ao primeiro post, iria encontrar aqui muitos problemas sim, mas boas idéias para a cidade e principalmente, troca de experiências verificadas em diversos lugares do mundo.

Peruíbe hoje é uma cidade próspera e encantadora de dezembro ao Carnaval, e vive profundas trevas no resto do ano, a não ser para quem depende da Prefeitura.

Exatamente por defendermos uma proposta turística melhor, ficamos felizes quanto ao seu projeto turístico, fazemos votos que as autoridades competentes estejam abertos a ouvir e considerar soluções, mas não é isso que se vê por aqui. Já são inúmeros projetos que não tiveram continuidade ou que naufragaram antes de sair do papel.

Em suma, Peruíbe pode sim ser um mercado atrativo para o empresariado, mas caminhamos a passos de tartaruga, não raro dando passos para trás.

Senhor Critico disse...

Olá Gportuga e Perubiense,

Cheguei ler alguns posts antigos, e confesso que ao deixar o post ai acima (Thiago Nalli, sim sou EU) eu estava muito puto da vida, pois embora o Perubiense possa "até" ter razão em algumas coisas, ele PECA e muito, para não dizer Hipocrita em outras, esta na cara o tamanho e gigantesco preconceito que se tem por algumas coisas, talves, quem sabe, sendo menos preconceituoso as pessoas dariam mais ouvidos.

Como mencionei,irei apresentar alguns projetos em Peruibe, que estarei do dia 20/06 até 05/07, nesse Periodo estarei na cidade, quem sabe eu até volte a morar lá, vai saber.

Perubiense, acho até algumas críticas suas plausiveis, mas sinto muito, esse preconceito não suporto, basta ver logo aqui no BLOG o TAMANHO da himagem e com os Dizeres "ESTE BLOG DEFENDE A SOBREVIVÊNCIA DA HETEROSSEXUALIDADE NO BRASIL" Sabe que isso já mereceria uma denuncia, pois isso é CRIME e incentivo ao ódio né? Fica a dica. Afinal vc mesmo coloca texto dos Direitos Humanos logo abaixo, porisso falo que existe a Hipocrisia. Pense um pouco melhor sobre o seu ódio e tenha um blog de sucesso.

abraços

PERUIBENSE LIVRE disse...

O rapaz aí acha que eu estou preocupado em fazer SUCESSO com este blog. Se eu estivesse procurando sucesso, fazia aqui o que o Paulo Coelho faz nos livros dele: escrevia o que as pessoas querem ler, não o que eu acho que elas devem ler. É por isso que ele faz sucesso. Não estou escrevendo para uma maioria.

Nossa, então eu estou sendo politicamente incorreto? Não sabia que defender a heterossexualidade virou coisa ilegal agora. Crime de ódio? Então tá: se ateus DESCEM A LENHA NAS RELIGIÕES, PREGANDO A EXTINÇÃO DELAS, ELES ESTÃO COMETENDO ALGUM CRIME? Parece que não, pois fazem isso aos montes na internet, e não são incomodados. Caramba, e eu é que sou o preconceituoso, apenas por fazer "apologia" (!?) à heterossexualidade.

Melhorei o texto da imagem. Sou a favor do amor heterossexual sem sentimento de culpa. É uma questão de preferência: um homem não deve ter vergonha de se interessar por uma mulher, e isso precisa ser divulgado na internet.

Se quizer interpretar isso como uma piada, fique à vontade.

Quer me chamar de hipócrita? Por mim tanto faz: A DILMA RENEGOU O KIT GAY E É ISSO QUE ME INTERESSA. Reclama com ela agora.

Thiago Nalli Valentim disse...

Já percebi que você não sabe o que significa Sucesso, não i fato de GANHAR DINHEIRO ou ter Fama, e sim ser entendido, ouvido e etc.

Mas, o que esperar de um "Peruibense" como já falei em um antigo blog meu " A cidade dos picaretas" a cidade onde a lei de gerson prevalece, a Cidade onde todos reclama, ninguem faz nada. A Cidade onde tenta a todo custo arrancar dinheiro dos demais, a cidade, onde a cada passo encontra-se um crime, seja ele Civil, Criminal ou contra o consumidor. Essa é a Peruibe que eu e muita gente conheceu.

PERUIBENSE LIVRE disse...

Eu sei o que significa sucesso, mas não estou interessado nele. E vc parece muito desinformado, quanto ao que muitos internautas pensam.

Veja algumas das minhas postagens mais populares. Muita gente por aí não concorda contigo mas comigo. É para elas que estou escrevendo. Vc está no direito de discordar, e até te dou um conselho:


Recrie o tal blog da "cidade dos picaretas" e faça nele o que eu não faço aqui. A blogosfera peruibense é muito pobre. Precisa de outros pontos de vista, inclusive do seu.

Faça isso, e até acho que vc será mais ouvido do que eu.

Bella disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.