segunda-feira, 4 de abril de 2011

MUITOS PERUIBENSES JÁ PASSAM POR MAIS UM PERÍODO DE TRIBULAÇÃO


Significado da palavra Tribulação


Substantivo feminino: aflição, tormento, adversidade: passou por numerosas tribulações. Atribulação.


A temporada de verão se foi, o carnaval idem, e hoje tivemos um dia de outono COM CARA DE OUTONO. O frio vem por aí? Aqui o triste do inverno é que nesta cidade não faltarão pessoas angustiadas, pois a oferta de empregos já está se reduzindo. O pior período do ano para trabalho em Peruíbe já começou, o que será para muitos uma fase de grande tribulação. O pico desse drama será no inverno.


Turistas/duristas basicamente gastam seus trocados por aqui nos verões. Na chamada BAIXA TEMPORADA do mês de julho o que se vê são os veranistas - convertidos em invernistas - aproveitando que possuem imóveis aqui. O giro da grana acaba sendo muito baixo, o que não ajuda em novas contratações. Surge então uma situação depauperante, em que o sujeito que por alguns meses teve um trabalho temporário, agora terá que depender de apoio familiar para sobreviver, o que quase sempre ocorre com pelo menos um parente aproveitando para "lhe jogar umas verdades na cara", ou seja, irá humilhar o coitado. Aqui desempregado NUNCA TEM RAZÃO. Só te respeitam se você estiver trabalhando, ou fingem te respeitar.



Daí a origem de um sentimento de tribulação bem específico, que já contagiou e contagiará mais municipes, sejam casados ou solteiros, jovens ou velhos, peruibenses natos ou naturalizados...etc.



Sempre gostei do inverno daqui, mas hoje percebo o quanto ele é dífícil para tantos do nosso povo. Claro que não temos que se preocupar com neve e outros rigores climáticos aqui inexistentes. A questão é que nessa estação as oportunidades se tornam AINDA MAIS RARAS. E os Festivais de inverno? Ajudam pouco ou quase nada.



Como posso terminar esta postagem? Dizendo essa crescente massa de desocupados aflitos é um dos efeitos de um turismo que só dá mesmo lucro durante poucos meses do ano.


Nenhum comentário: