sábado, 25 de dezembro de 2010

SOBE NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM CURITIBA / 2010





Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba estão abordando motoristas nos pedágios das rodovias BR-101 e BR-116 e distribuindo folhetos com orientações sobre as ações de combate à dengue, nesta sexta-feira (24). Na quinta-feira (23), eles falaram com passageiros que embarcavam e desembarcavam na rodoviária. As ações devem se repetir na semana que vem, nos dias 30 e 31, quando o número de viagens volta a subir.

Segundo a prefeitura, a mobilização tem o objetivo de reverter o crescimento no número de casos da doença no município. Em 2009, seis moradores da capital paranaense tiveram dengue. Neste ano, o número subiu para 73. Em todos os casos, a contaminação ocorreu fora de Curitiba, inclusive em outros países (Indonésia e Paraguai).

O número de focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, também aumentou. No ano passado, foram identificados e eliminados 37 focos. Em 2010, já são 64.

Entre as recomendações, estão a aplicação de repelentes para evitar aproximação do mosquito, usar roupas que cubram o corpo e preferir locais onde há telas de proteção. Quem tiver sintomas semelhantes aos da dengue deve procurar um médico. São eles: dor de cabeça, febre alta, dor no fundo do olho, no corpo e nas articulações, prostração, manchas vermelhas e náuseas.


COMENTÁRIO: quem sabe um dia, verei uma faixa com a inscrição VAMOS MANTER PERUÍBE LIVRE DA DENGUE, como parte de uma campanha rigorosa de combate ao mosquito. O verão e a temporada chegaram, veremos o que as nossas autoridades farão.

Nenhum comentário: