quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ESTRADA ARMANDO CUNHA: NOSTALGIA POR UM CICLO DE PROGRESSO QUE NÃO EXISTIU




Essa imagem é da estrada ARMANDO CUNHA, aquela que poderia ter tido uma grande importância na nossa história, se tivesse sido concluída. Foi um projeto dos tempos do então governador Paulo Salim Maluf, projeto que o Franco Montoro, eleito em 1982, não deu prosseguimento.


A Armando Cunha foi uma oportunidade que não evoluiu, o sinal de um ciclo de crescimento que não vivemos. Tivesse ela sido concluída.....ah, "se" ela tivesse sido concluída !!! Como pode, sinto nostalgia por um passado que esta cidade não viveu.


Pois bem, caso o empreendimento tivesse sido terminado, passando por todas as etapas, Peruíbe estaria hoje sob uma outra realidade. Hoje, alguns não falariam dos anos oitenta só como a década em que a NUCLEBRÁS foi para a gaveta, dando lugar ao surgimento da JURÉIA. Ela também teria sido a década em que este lugarejo teria o seu turismo potencializado, com a distância até a capital paulista reduzida para apenas 60 KM.


Concluída, a estrada conectaria diretamente Peruíbe à São Paulo, com parte do seu trajeto passando pelos territórios de Itanhaém e São Bernardo do Campo, chegando até a zona sul paulistana. Ela facilitaria não apenas a vinda de turistas para cá, mas o escoamento de mercadorias entre essas quatro cidades. A base econômica do nosso município se diversificaria, sem grandes dificuldades, graças aos investimentos estimulados por essa integração. Empreendimentos habitacionais, agrícolas e até industriais seriam uma realidade. O encurtamento de distâncias dinamizaria as atividades produtivas existentes e ajudaria no surgimento de outras.


A implantação da estrada poderia incentivar a silvicultura (plantação de florestas para exploração vegetal ou replantio de áreas degradadas) em partes das terras por ela atravessadas, o turismo rural surgiria....com tantas possibilidades se tornando concretas, Peruíbe viveria uma idade de ouro.

Mas tudo isso ocorreria "SE", lá no Palácio dos Bandeirantes, alguém além do Maluf soubesse da existência da TERRA DA ETERNA JUVENTUDE.


4 comentários:

Jose Carrasco disse...

Não sou defensor do Maluf mas que ele tinha visão isto tinha.Basta lembrar da paulipétro que após anos ,confirmaram-se petróleo no estado de SP. Quanto a Peruíbe se seu administradores municipais fossem melhores escolhidos poderiam lutar por melhorias para a população.Infelizmente lutam somente em defesa de seu bolsos.Criando cargos em confiança que são verdadeiros afrontas a população felizmente esta chegando a hora da população de eleitores limpar esta ervas daninhas.

Unknown disse...

Não nasci em Peruíbe, mas minha vida de infância e juvenil, passei seguindo boa parte desta estrada do armando Cunha, até nas placas, que hoje existe apenas uma entrada sem sinalização, mas vai levar a onde eu morava, fazenda Guatiaia.Eu sinto pela falta de respeito da classe política pela população. E se alguém for da fazenda guatiaia, me dar um toque, estou escrevendo um livro desta então fazenda guatiaia e toda informação que obtiver vai ajudar.

HOUSE BISPO LTDA disse...

ola a todos vivi quase 15 anos na fazenda guatiaia desde 1974 a 1988 se precisarem de informação só me chamar

Anônimo disse...

Faço minha as suas palavras 👏👏