terça-feira, 14 de setembro de 2010

PERUÍBE ESTÁ SE EMBANANANDO

Pois é, Peruíbe está se embanando. Isso está em moda por aqui, embora não se trate de algo VERBALIZADO. Não é um fato mencionado neste município, essa questão que afeta a todos nós.




A temporada de verão se aproxima. E com ela um bocado de CALOR E CHUVA. Como qualquer munícipe que não se engana com a mídia local já sabe, a epidemia de DENGUE só foi encerrada graças ao frio - noites bem geladas por aqui - pois se dependesse da (in)competência da administração municipal, nós estaríamos lascados....e então? E esse embananamento? O que é isso? Eu já estou explicando do que se trata.
Este município é uma comédia. A campanha de prevenção para a DENGUE deste ano só começou por aqui DEPOIS DE ENCERRADA A TEMPORADA. Um monte de residências - de VERANISTAS - já estavam fechadas, e a grande maioria delas não puderam ser visitadas pelos ditos responsáveis em esclarecer as pessoas, sobre como eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito. E deu no que deu. Foi uma situação trágica, com mortes e muitos doentes. A nossa imprensa - EMBANANADA - pegou leve na questão, e as pessoas atualmente agem COMO SE NADA DE GRAVE TIVESSE OCORRIDO !!!

Teve até um fulano que espalhou por aí que a primeira vitima fatal da doença tinha morrido na verdade, de LEPTOSPIROSE. Ridículo. Patético. MENTIROSO. Uma tentativa vergonhosa de maquiar a questão. Já os jornais locais agiam como se a epidemia fosse um "mal menor". O embananamento está em marcha, pois se caracteriza pela passividade das pessoas, dos cidadãos desta terra. Parece que nada de grave aconteceu, os peruibenses agem como se fosse assim, como se o lamentável evento tivesse sido algo banal. ISSO É COISA DE GENTE BANANA !!!

Pela segunda vez nesta administração, o desfile do SETE DE SETEMBRO foi adiado. A desculpa foi a CHUVA. Mas NÃO CHOVEU DURANTE A MANHÃ. Nem na manhã do dia da independência deste ano e nem mesma data lá no ano passado choveu. E a prefeita disse que o adiamento ocorreu por causa de chuva....mas não choveu durante a manhã. NÃO CHOVEU !!! Não estou mentindo...e um monte de gente baixa a cabeça e age como se fosse normal, que NOVAMENTE UMA DESCULPA TOSCA DESSAS FOSSE DADA.

Recentemente foi aberta na prefeitura a dita SALA DO EMPREENDEDOR. Foi algo colocado como um MARCO HISTÓRICO. Então tá. No mundo real do capitalismo, a chamada livre iniciativa pouco avança em um ambiente carente de oportunidades. E aqui o período pós-temporada é terrível. Só faltam aquelas bolas de mato dos filmes de faroeste rolando nas ruas. Os clientes em busca de produtos e serviços se tornam muito escassos.

Para os "empreendedores" prosperarem, precisam atuar em um meio onde a queda na procura do que eles oferecem não seja tão severa. Mas aqui, nesta curva de rio, é assim. Quando se aproxima a quarta-feira de cinzas, já tem comerciário rezando, pois sabe que provavelmente será DEMITIDO. De pouco adianta incentivar a legalização de pequenos negócios e a criação de novos, se durante a maior parte do ano, as falências são uma regra aqui, por causa da inevitável baixa nas atividades econômicas locais.

Se a prefeitura quer emprego e renda sendo gerados graças ao surgimento de microempresas, precisa tirar este município do perverso círculo vicioso do turismo de verão. Criar - novamente falando disso !!! - alternativas a esse modelo falido, é do que precisamos. O dinheiro não pode entrar na cidade quase que exclusivamente durante uns três meses do ano. Se continuar assim, empregos com CARTEIRA ASSINADA e garantias trabalhistas continuarão privilégios de poucos. O EMPREENDEDOR que quer vender CACHORRO QUENTE, e tirar disso a sua renda básica, precisa ter garantias de que terá clientela fora da temporada, pois caso contrário seu negócio - um tradicional carrinho de cachorro quente - terá que ficar encostado na garagem até a próxima temporada. O fato é que poucos conseguem se firmar fora dela.

Mas nesta terra de bananas, muitos tratam esse papo de empreendorismo como algo redentor...caramba !!! Ou se criam outras formas de atrair recursos financeiros para esta cidade - além do já manjado turismo - ou grande parte dos mais humildes não conseguirão levar adiante qualquer negócio, devido ao menor mercado consumidor durante os terríveis nove meses em que temos poucos visitantes. Mas a bananização impediu até que as pessoas comentassem por aí o que eu digo sobre isso neste texto.
Criticar a administração parece um comportamento feio e desaconselhável. O melhor é sermos todos uns bananas.


2 comentários:

Anônimo disse...

que gracinha
quem são os dois sentados na banana

Jose Carrasco disse...

AHahaha , aqui até a festa da banana e do morango é atrasada com o que sobrou de Itanhaem eita secretário de turismo bom este "DiFiori" deveria fazer a festa da pizza, é pizza do pai da prefeita e sua cupinxada.
Itanhaém: Festa da Banana e Morango agita cidade dia 21 e 22
Munícipes e turistas contarão com mais um evento a partir deste sábado (21). A tradicional Festa da Banana e Morango começará a partir das 10 horas, na Praça Benedito Calixto, localizada no Centro. No evento, que terá entrada gratuita, os visitantes poderão saborear diversos pratos preparados com as frutas.
Além da gastronomia, o público poderá apreciar o tradicional artesanato do Município, feito por quinze artesãos da cidade. Haverá doze barracas, sendo que uma delas será ocupada pelo Fundo Social de Solidariedade.

O local terá ainda praça de alimentação com doces e salgados, playground para as crianças e outras atrações para todas as faixas etárias.