domingo, 2 de maio de 2010

Assassinatos até na maravilhosa Peruíbe / maio de 2010

Assassinatos avançam no litoral de São Paulo


Os municípios de Santos, Praia Grande e Peruíbe foram os principais responsáveis pelo aumento de 27% nos homicídios dolosos (quando há intenção de matar) na Baixada Santista nos três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2009.

Esse aumento reforça uma tendência que já ocorre há quatro anos. Desde 2006, o índice de homicídios dolosos vem subindo na região. Agora, atingiu a maior marca desde então, com 85 homicídios.

Neste ano, as três cidades citadas tiveram o dobro de homicídios no período analisado, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública divulgados na noite de ontem.

De janeiro a março, ocorreram 13 assassinatos em Santos, 16 em Praia Grande e sete em Peruíbe. Das 23 cidades da Baixada, somente cinco não registraram mais assassinatos do que no ano passado.

O aumento dos índices também atingiu outros crimes contra a pessoa, como tentativa de homicídio (5%) e homicídio culposo (41%).

Por outro lado, os dados da secretaria demonstram que os crimes contra o patrimônio tiveram queda, com destaque maior para roubo de veículos (redução de 23%) e roubo de bens diversos (10%).

Se os primeiros meses foram ruins, a expectativa para o próximo trimestre não é nada animadora. No mês passado, a região registrou uma série de assassinatos que provocou um alerta do governo dos Estados Unidos aos seus cidadãos, aconselhados a não viajar para a Baixada nesse período de violência -atribuída à guerra entre traficantes de drogas que atuam principalmente nos municípios de Santos, Guarujá, Cubatão e São Vicente.

Nas últimas duas semanas, ocorreram ao menos 23 assassinatos na região, sendo que a Polícia Civil investiga a relação entre 17 deles.

Gripe

O comandante da Polícia Militar da região de Santos, coronel Sérgio Del Bel, comparou essa série de assassinatos nas últimas semanas a uma espécie de gripe -que alterou a média histórica de mortes, estatisticamente. "Por isso chamou a atenção", disse.

Apesar de afirmar não ter conseguido diagnosticar a causa dessa "gripe", o policial afirma que ela está curada. Pelo menos os sintomas desapareceram. E por que a região recebeu um reforço de 200 homens nesta semana?

"Quando a gente pega uma infecção, toma um antibiótico, mesmo após os sintomas terem desaparecido. Quando a febre ou a dor de garganta vai embora, a gente tem que continuar tomando antibiótico para ter certeza de que a gripe não vai recrudescer. Então, é mais ou menos isso", afirmou.

FONTE: FOLHA ONLINE

Um comentário:

Marcelo disse...

Pior é a comparação com a gripe. Milena faria com a dengue.