terça-feira, 20 de abril de 2010

Eyjafjallajokull ja é pior do que o 11 de Setembro

Para quem não sabe, é possível acompanhar a erupção do Eyjafjallajokull pela internet. É necessário não apenas para as autoridades islandesas, mas também para a população, monitorar 24 horas o dito cujo, por uma questão de segurança. Mesmo que a lava desse vulcão não esteja ameaçando aldeias, fazendas e cidades, ele é perigoso, pois a sua cinza é tóxica, sendo portanto uma ameaça grave para a saúde humana e animal. Respirou errado, já era.

Basta dizer que está sendo recomendado para a população islandesa o seguinte:  "Se as pessoas que estiverem fora de casa sentirem irritação na garganta e pulmões, corrimento nasal ou comichão nos olhos, devem retornar para dentro e limitarem as suas atividades no ar livre". A venda de máscaras disparou, e não é por causa do H1N1.



Essas imagens são maravilhosas e terríveis. O ser humano, que se acha tão poderoso, nada é perante essa força, aliás, ele é frágil ante qualquer força da natureza. As companhias aéreas da europa já consideram o Eyjafjallajokull em atividade  pior do que o 11 de Setembro, com os prejuízos delas na marca atualizada de 250 milhões de dólares diários. Se esse evento continuar por um mês ou dois, a catástrofe natural gerará uma catástrofe econômica que pode até superar a crise de 2008. E imaginem se o vento muda de direção,  soprando para cima do Canadá e dos EUA. Nova York bloqueada para a aviação internacional e doméstica, sem os turistas estrangeiros que mantém a maior metrópole estadunidense tão dinâmica e única no mundo...isso prejudicaria e muito a recuperação do vigor da superpotência.

Na minúscula Islândia o vulcanismo cria novas tendências históricas globais, as quais surgem de forma independente dos desejos humanos. Desde de a Tsunami na ásia em 2004, que matou cerca de 300.000 pessoas e mudou a vida de milhões de sobreviventes, não se via algo assim. Pode parecer bem menos trágico agora, já que AINDA NÃO OCORRERAM MORTES ( tal como no já esquecido Haiti, e no Chile), mas o futuro próximo de várias nações está sendo traçado em uma ilha gelada, não por homens, mas por um monstro que cospe fogo, cinzas e enxofre do interior da terra.

Que Deus nos proteja, mantendo o vulcão Katla em paz.

Nenhum comentário: