quarta-feira, 21 de abril de 2010

ISLÂNDIA: BISPO FALA DOS PROBLEMAS DERIVADOS DO VULCÃO

Reykjavik, 20 abr (RV) – “Se a erupção vulcânica continuar, os efeitos sobre a Islândia serão desastrosos”: assim o Bispo de Reykjavík, Dom Pierre Bürcher, comenta a dramática situação que está vivendo o País por causa da atividade do vulcão Eyjafjallajokull. Situado no sul da Islândia, o vulcão acordou na semana passada, lançando uma vasta nuvem de cinzas que está provocando numerosos problemas nos céus de toda a Europa, sobretudo por causa do fechamento dos aeroportos.

“As importações estão bloqueadas – sublinha Dom Bürcher – e isso cria dificuldades a setores vitais como os hospitais. E o que acontecerá com a flora e a fauna que serão atingidas pelas partículas tóxicas lançadas pelas nuvens de cinzas? Atualmente, em Reykjavik a situação ainda é suportável, pois – sublinha o prelado – “o vento sopra em direção contrária em relação à nuvem”, mas os islandeses estão preocupados pelo futuro: “outro vulcão, o Katla, próximo a Eyjafjallajokull, maior e a mais perigoso, no passado acordou de modo improviso. O que poderá ocorrer se isso acontecer?”.

Dom Bürcher olha, depois, para crise provocada pela erupção vulcânica no setor turístico, “um dos recursos vitais da Islândia. Os turistas virão à ilha neste verão?”, pergunta ele. O Bispo de Reykjavik sublinha: “Apreciei muito o comentário que uma jovem européia fez na televisão, ou seja, que esta nuvem de cinzas nos faz compreender melhor o que significa hoje a globalização. Nenhum evento, por menor que seja e distante, pode deixar indiferente o resto do mundo”.

Dom Bürcher conclui com uma nota de esperança: “Apesar de tudo, Deus cuida de nós. Domingo próximo, ministrarei o Sacramento da Crisma a 26 jovens, na Catedral de Reykjavik. Isso não representa talvez uma luminosa fonte de esperança?”. Enfim, alguns dados: situado no Mar do Norte, no meio do caminho entre a Groelândia e a Escócia, a Islândia conta cerca 320 mil habitantes dos quais 10 mil são católicos. (SP)

FONTE: RÁDIO VATICANO

Nenhum comentário: