sexta-feira, 16 de abril de 2010

Eyjafjallajokull entrando para a história do mundo / abril de 2010


Pelo o que eu entendi, Eyjafjallajokull (eita palavra difícil de se pronunciar, sô !!!) é tanto o nome da geleira, quanto o do vulcão que ela até pouco tempo escondia, vulcão cuja última erupção começou em 1821 e durou...dois anos seguidos. Coisas da Islândia, nação européia mais próxima do continente americano do que do europeu - está a apenas uns duzentos quilômetros da Groenlândia - e habitada pela maior família do mundo, já que os trezentos mil islandeses são primos entre si.

A foto acima foi tirada no sul da Islândia, e mostra as nuvens de cinzas do Eyjafjallajokull se deslocando para o sul do país. Vejam o mapa abaixo:



As correntes de vento arrastaram as cinzas para a Europa, gerando caos nos aeroportos, já que tornou perigosos os voos. Explico: essas nuvens de cinzas vulcânicas, com mais de seis quilômetros de altura, podem danificar os motores dos aviões.Uma com cerca de 16 mil metros foi localizada sobre o norte da Escócia, praticamente na estratosfera. Até os aeroportos brasileiros foram afetados, em um evento sem paralelo na história recente do mundo. Os efeitos ESTÃO SE TORNANDO GLOBAIS. Agora, vamos recordar um evento que gerou até filme:


No dia 27 de Agosto de 1883, o vulcão Krakatoa, situado entre as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia (pois é, a Tsunami de 2004), explodiu com uma violência inesperada. Relatos da época afirmam que durante um dia rochas, lava e grossas colunas de fumo foram projetadas a grandes altitudes, acompanhadas de explosões ensurdecedoras - a primeira explosão provocou o som mais alto já produzido - audíveis a cerca de cinco mil quilômetros de distância. Ocorreram vários tsunamis que atingiram os 40 metros de altura e que arrasaram tudo à sua passagem, causando a morte de mais de 36000 pessoas. O impacto no clima foi sentido por vários anos, através da queda da temperatura. Quando tudo sossegou, no local onde se erguia o terrível vulcão só havia uma enorme cratera, uma paisagem cinzenta...e uma aranha, encontrada por exploradores um mês depois.

Calma, Eyjafjallajokull (pô, precisa de um nome melhor !!!) não é um novo Krakatoa, o povo islandês não precisa evacuar a ilha, mas isso pode se complicar, com alguma mudança climática que prejudique o próximo verão europeu, e consequentemente a atividade agrícola por lá. Imaginem a subida de preços dos alimentos, com os europeus tendo de importar ainda mais comida por causa de quebras em suas safras.

Aguardemos os próximos acontecimentos. Ah, sim, as fotos e parte das informações aqui postadas foram tiradas do blog Vida na Islândia.

Eyjafjallajokull ao vivo

Nenhum comentário: