quarta-feira, 31 de março de 2010

Dengue 2010: tendas em Praia Grande atendem mais de 9 mil pessoas em 20 dias

Flávio Leal


O avanço da dengue em Praia Grande ganha velocidade. Nas duas tendas montadas para atendimento de casos suspeitos, uma no Quietude e outra no Samambaia, foram 9.752 pacientes socorridos nos equipamentos em 20 dias – média de 464 pessoas a cada 24 horas de funcionamento.

A maior parte das pessoas que procuraram as tendas (73%) foi na do Quietude, embora os casos e concentrem mais na região do Samambaia, conhecida como Trevo (Curva do Esse).

“Tínhamos a preocupação de que o aumento excessivo que verificamos a partir de meados de fevereiro no movimento dos pronto-socorros pudesse comprometer o atendimento a pacientes de outras doenças, como cardíacas”, explicou o secretário de Saúde Pública do município, Alexandre Bechara.

Até esta terça-feira, Praia Grande contabiliza 379 confirmações da doença e um total de 2.823 notificações, onde se incluem casos confirmados e suspeitos, que aguardam exame laboratorial, e também os que foram descartados.

A epidemia de dengue se repete a cada quatro anos na Cidade e outros municípios da região e do Estado. Em 2002, foram 8,6 mil casos na Cidade. No ano de 2006, foram 3,1 mil.

Neste ano, a particularidade é que a dengue chegou antes e pegou as autoridades sanitárias de surpresa. “Historicamente, é a partir de meados do mês de março que a doença aparece mais intensamente e quando os municípios estão preparados para as ações de bloqueio”, revelou Bechara.

FONTE: A TRIBUNA

Nenhum comentário: