sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Registro: prefeita pragmática cancela o Carnaval

Prejuízo com enchente faz Registro cancelar carnaval

75 milhões de reais. Esse é o prejuízo estimado com a enchente que acometeu a cidade de Registro nas últimas semanas. Para se recuperar, o município tentar homologar com o Governo do Estado o pedido de situação de emergência. Toneladas de donativos não param de chegar para atender a demanda das cerca de 500 pessoas distribuídas em cinco abrigos da Prefeitura além das pessoas isoladas pelas águas nos bairros rurais das estradas.

Toda essa situação fez com que a Prefeitura e a Comissão do Carnaval decidissem cancelar a festa de momo que aconteceria na cidade. “Seria uma incoerência com a realidade que estamos vivendo e um descaso com as vítimas, além das pessoas que estão se esforçando para enviar doações”, analisou a comissão.

A prefeita Sandra Kennedy lamentou a decisão, mas ressaltou que é a ação mais prudente a se tomar nesse momento. Ela relatou à comissão que 610 casas foram danificadas, cerca de 317 km de estradas rurais terão que ser reconstruídas, além de pontes, rede de distribuição de água, transporte público, prejuízo de 1870 hectares de banana equivalentes a 9% do PIB da cidade e um impacto de 33 milhões de reais no comércio.

Mas o ano não vai passar sem a festa, a Comissão decidiu que fará um Carnaval fora de época e já marcou a data. Será no sábado de aleluia e no domingo de páscoa será feito uma matinê para as crianças. “É um jeito de não tirar das pessoas a alegria desta festa”, ressaltou o coordenador da comissão, Aírton Cabral.

FONTE PREFEITURA DE REGISTRO

Palavras da prefeita:“Seria uma incoerência com a realidade que estamos vivendo e um descaso com as vítimas, além das pessoas que estão se esforçando para enviar doações.”
Notável, uma pessoa com um mínimo de pragmatismo, que viu que era correto deixar de lado algo de tão pouca importância, ou de nenhuma, dependendo do ponto de vista. Quero ver um comportamento similar em Peruíbe, terra da propaganda enganosa.


A situação é grave, e Peruíbe NÃO ESTÁ PREPARADA. A Tragédia aqui ao lado, e os peruibenses, em geral, nem falam nada, agem como se tratasse de um evento em uma terra distante. O HAITI chamou mais atenção, e EU TENHO CERTEZA QUE RECEBEU MAIS DOAÇÕES, mais apoio DAQUI. O silencio e desinteresse do nosso povo me espanta, já que demonstra alienação. Eu explico: geograficamente, Peruíbe é de fato parte do VALE DO RIBEIRA, e essa realidade tende a se tornar mais visível, com a crescente  integração que já ocorre com ITARIRI e PEDRO DE TOLEDO. Miracatu seguirá o mesmo caminho. Nossa participação na BAIXADA SANTISTA é forçada, artificial e irreal para nossa realidade.


Nossa cidade partilha com municipios vizinhos "de fora da baixada" imensas reservas florestais, elementos culturais em comum ( cultura caiçara de Iguape) e altos níveis de pobreza e desemprego. E as massas de ar que provocaram as enchentes "no lado de lá"....também chegam aqui, rapidamente, e bem úmidas. Historicamente, as inundações por aqui sempre ocorrem paralelas a eventos similares no nosso "vizinho" Vale do Ribeira. Até março, correremos um GRANDE RISCO. E os últimos ALAGAMENTOS JÁ FORAM ESQUECIDOS.

O jeito é esperar e torcer para que o profeta CHARLIE FROST esteja enganado.

Nenhum comentário: