quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Combate às enchentes na zona noroeste de Santos

30/08/2009
Cotidiano
Obras do projeto que acaba com enchentes na Zona Noroeste devem começar em 2010
Felipe Pupo



Imagine uma cidade livre de enchentes, em que o saneamento básico alcança todas as moradias, o transporte é adequado para atender à necessidade dos moradores e o desenvolvimento acontece sem causar danos ao meio ambiente. Parece um lugar no país das maravilhas, não? Porém, essa é a proposta do projeto "Santos Novos Tempos", que pretende solucionar os gargalos que se arrastam nas regiões carentes de Santos.

A proposta da Prefeitura está em fase de aprovação no Tesouro Nacional. Após o aval da instituição, o executivo santista vai buscar acertar os detalhes do financiamento com o Governo Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento Econômico Mundial (BIRD). Em seguida, o projeto vai aguardar a autorização no Senado. Após percorrer a maratona da burocracia, a Prefeitura pretende dar inicio às obras em 2010.

O orçamento das obras está estimado em US$ 88 milhões. Desse valor, 50% será financiado pelo BIRD e a outra metade ficará por conta da Prefeitura. Caso essa iniciativa seja aprovada mais de 154 mil pessoas serão beneficiadas ao longo dos próximos anos. Esses munícipes representam 37% da população santista, que estão espalhadas entre a ZN e os morros.

Conforme o estudo detalhado por técnicos da Prefeitura, os bairros da ZN vão receber obras de macrodrenagem. Além disso, o projeto pretende criar um sistema de comportas automatizadas e de estações elevatórias para o controle das inundações.

O "Santos Novos Tempos" vai garantir também o desassoreamento dos rios e a limpeza dos canais. As atenções do poder público serão redobradas para as famílias que moram em áreas de risco. Por isso, será realizado o reassentamento de 941 famílias para conjuntos habitacionais.

Em relação aos morros, a Prefeitura selecionou uma série de obras prioritárias, que visam reduzir os problemas urbanísticos. Para garantir a permanência dos moradores nas encostas serão construídos muros de arrimo, escadas hidráulicas, obras de macrodrenagem e limpeza do lixo acumulado.

Outro aspecto importante é a regularização fundiária. Nos morros, serão atendidas 1.094 famílias que se encontram em situação irregular.
Com as obras de infraestrutura, a Prefeitura pretende atrair investimentos para a geração de emprego e renda. Apenas para a qualificação profissional dos moradores será liberado mais de R$ 1 milhão.

O projeto Santos Novos Tempos está em sintonia com o "Pacto de Gestão Territorial Integrada", que envolve os municípios diretamente ligados ao porto e sua área de expansão (Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão), os governos Federal, Estadual e a iniciativa privada.

Fonte JORNAL DA ORLA

Quero ver algo semelhante por aqui. Vamos ver.

Nenhum comentário: