segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Blogueiros e Jornalistas

Hoje em dia a mídia principal tem que batalhar na dura competição pela internet. Blogueiros vêm ganhando audiência e mais e mais jornais estão à beira da falência. A razão é simples, blogueiros de internet são muito mais objetivos, genuínos e livres que o povo que trabalha para agências de notícias. Repórteres e âncoras de jornais freqüentemente questionam por que as pessoas estão blogando na internet. O que eles realmente não compreendem é por que blogueiros fazem de graça o que eles, repórteres, não podem realizar por dinheiro.

Basicamente, blogueiros fazem um trabalho melhor porque eles não escrevem por dinheiro. Pessoas começam a escrever mal tão logo elas escrevam por pagamento. Um autor só pode permanecer objetivo quando escrever pelo interesse dos fatos que ele ou ela está revelando. Autores que escrevem por dinheiro são muito parecidos com prostitutas. Seu objetivo é agradar os chefes da mídia e agradar o gosto do público leitor. Mais ainda, como prostitutas, é impossível para elas obter prazer de sua atividade. Um blogueiro dedicado nunca procura agradar o gosto de alguém. Muito freqüentemente ele trabalha em desafio de todas as políticas e negócios oficiais, escrevendo somente pelo prazer de pensar e compartilhar com outros suas conclusões pessoais.

Jornalistas e blogueiros são tão diferentes. Um verdadeiro blogueiro não pode escrever para a mídia, assim como um repórter de jornal não pode "blogar".

Todos que procurem emprego em qualquer agência de notícias, sem considerar se é jornal, TV ou rádio, devem estar preparados para seguir todas as instruções de correção política, tais como não ofender minorias étnicas, não ferir sentimentos religiosos, não pisar em nenhum dedão gordo do monstro nuclear, não morder a mão da indústria química de alimentos que os dá de comer etc...

Com todas essas restrições, a mente do jornalista está sendo reduzida a um quadro de limitações e, como um pássaro na gaiola, não pode se mexer. A mente de um blogueiro é um pássaro livre, voando sem fronteiras, vendo tudo como realmente é. O blogueiro pode, além do mais, dar voz a sua mente sem constrangimentos. A inteligência ou educação básica do blogueiro não é importante, o que importa mais é que essa pessoa seja mestre de seus próprios pensamentos e seu intelecto se mantenha crescendo. Em contraste, a mente de um jornalista inevitavelmente chafurda em uma lama de ignorância e apatia e portanto, degrada-se constantemente.

Se você está procurando um emprego na grande mídia, você vai ter que obedecer todas as regras deles. Finalmente, você vai sentir como se tivesse recebido um convite para ir a uma discoteca e, uma vez chegando, encontrasse todos dançando de roupas de baixo. Mais tarde você descobre que, tirando aqueles que estão naturalmente incapazes, há, de fato, alguns bons dançarinos que vestem roupas de baixo somente por que eles têm que alimentar suas famílias. Se você se juntar à dança dos incapazes, então, em alguns anos, você vai descobrir que você, também, está incapaz e que você não pode mais dançar sem roupas de baixo. Parabéns, você se tornou um jornalista.

Outubro de 2007




O texto acima é da blogueira Ucraniana Elena Filatova, a moça da foto. Se não a conhece, recomendo a fonte do texto: Elena Filatova 

Nenhum comentário: