terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cachoeira do Paraíso e os turistas porcos





Cachoeira Paraíso

Moradores da Jureia protestam contra proibição de visitas à cachoeira Paraíso
De A Tribuna On-line


"Moradores da Jureia realizaram, nesta manhã, um protesto de duas horas na Estrada do Guaraú, que dá acesso à Estação Ecológica Jureia-Itatins (EEJI). O diretor da Fundação Florestal, Wagner Neto, garantiu que a entidade vai formar um corpo de monitores ambientais para promover visitas controladas à cachoeira Paraíso. A medida evita o fim da visitação no local, fato que vinha atemorizando moradores da reserva.

Neto se reuniu com uma comissão de moradores durante algumas horas. Todos cobravam um posicionamento da Fundação Florestal, sentindo-se ameaçados por uma liminar judicial que determinava a proibição das visitações à cachoeira Paraíso, que atrai milhares de visitantes todos os anos e garante o sustento de moradores ao seu redor.

A liminar é fruto de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público (MP) contra o próprio Estado de São Paulo, em 2004.

Segundo Neto, a Procuradoria Geral do Estado foi notificada da liminar nesta terça-feira por carta precatória. Não há data estimada para o julgamento do mérito da causa."



Quem conhece o local sabe que um fator que contribuiu para essa situação, foi o dos turistas porcos. Falo de uma gentinha que enche a mochila de comida e bebida, e enporcalha as matas. Isso não ajuda na questão ecológica, e não sou de nenhuma ONG salvadora para dizer isso. Agora, tardiamente, a FUNDAÇÃO FLORESTAL fala do uso de monitores florestais, para disciplinarem os porcos, tipos acostumados a tratarem Peruíbe como uma TERRA DE NINGUÉM.


Com a cachoeira paraíso fechada, será ímpossível a muitos dos moradores continuarem a viver lá. Terão que sair, o que deve agradar a uns burocratas....deixa isso pra lá.

Nenhum comentário: