segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Bolha Imobiliária




Em Peruíbe, a "bolha imobiliária" está em evidência, o que é demonstrado com o surto de construções sofisticadas, fato curioso em um município com tantas deficiências, e ela não para de crescer.

A minha avaliação de que existe uma "bolha" por aqui, termo usado pelos economistas, vem da constatação de que os preços das casas e outros imóveis, estão muito acima do que realmente valem, mas ocorre que vários turistas e moradores continuam dispostos a pagar mais, como se apostassem que os valores não fossem parar de subir. É como se eles achassem que Peruíbe fosse se tornar uma metrópole em poucos anos.

As imobiliárias, símbolos dessa especulação local, proliferam pela AV Anchieta, e surgiram várias delas durante este ano. É comum vê-las em trechos "abandonados" (com poucos moradores) da nossa via principal. Parecem ser a principal fonte de emprego durante a maior parte do ano, quando a ociosidade no comércio e hotelaria predominam, sintoma de uma sociedade que não prioriza a produção, quase que restrita à construção civil, mas que se contenta com os gastos de forasteiros, em busca de divertimentos.

O risco do fluxo de paulistanos que investem por aqui ser interrompido é grande, com os nossos rivais do litoral norte despontando como os "tigres" do turismo paulista. Aí a bolha estoura, e veremos uma microrecessão, a qual, tal como nos EUA, terá de ser combatida com recursos estatais, o que no nosso caso serão esmolas do governo do estado e de Brasília.

3 comentários:

Mendonça disse...

Cara vc é muito pessimista que a administração publica como saude ,obras esta o caos sim incompetencia , mas até a sua previsão ou suposição tem chão. Acorde para realidade quem investe aqui é o abc, que é longe do litoral norte a exemplo de taubaté sjdos campos ,que investem em caragua, são sebastião etc. O turismo aqui é fraco pois os que vem são de poder aquisitivo mais baixo , e não a investimento para atrair uma população turistica mais selecionada .Aqui é só povão da uma olhada na praia os kioskes um em cima do outro ma organização e a exploração do comercio pelos comerciantes oportunistas de temporada somente.

PERUIBENSE LIVRE disse...

VC está quase certo, pois não são os pobres do ABC, que têm comprado novíssimas mansões à beira da Praia. MUITAS DELAS FORAM CONSTRUÍDAS nos últimos três anos. E conseguem compradores.
São algumas das contradições locais, pois, como eu disse no início do texto, nosso município possui muitas deficiencias (algumas VC citou). Deve ser a ressaca de PORTO BRASIL.

Mendonça disse...

Olha sem duvida que muitos ainda tem esperança do porto Br . Mas tem muitos ABC e outros caixa 2 ,que investem em Peruibe na expectativa que as coisas melhorem ou como desova de lucros inexplicaveis achando que aqui neste fim de mundo não serão descobertos , e pouco a pouco serão reconhecidos como comerciantes e investidores . Certamente Peruibe precisa de um renovo geral na administração publica ,nos dirigentes e melhores decisoes na hora de investir os recursos. Atrair gente de poder aquisitivo melhor ,cultura melhor , formação melhor,turismo ecológico as portas da Juréia são coisas que ainda não fazem parte dos cronogramas reais dos dirigentes talves lhes faltem o conhecimento,talves seja má fé , mas como diz o ditado "o tempo é Sr da razão" e o inelegivel não ficara impune.Acredito que aqui ainda sera uma terra prospera onde os turistas e moradores encontrarão dignidade e lazer . E o mercado imobiliário não sera formado por "bolhas",mas por gente que sabe que aqui é a "terra da eterna juventude".