segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Estaleiro em Peruibe: Vão tentar barrar também?

Vejam esta notícia, muito significativa, quanto ao futuro de Peruibe ( a qual, é claro, uma certa turma vai fazer questão de desqualificar) dada pelo jornalista Joelmir Beting:

"A partir do ano que vem a prosperidade economica vai descer a serra do mar em forma de bola de neve, ou melhor, bola de sal, de oleo e de gás. O pré-sal da Bacia de Santos, que ensaia multiplicar por quatro ou por cinco as reservas do Brasil em petróleo e gás, vai desencadear uma avalanche de investimentos estaais e privados em quase todos os municipios da Baixada Santista. As prefeituras não vão ganhar royalties, banidos dos campos ainda não licitados como manda o marco regulatório do pré-sal e que em agosto deverá ser remetido ao congresso. Mas os municipios ganharão portos, terminais, aeroportos. oleodutos, gasodutos, estaleiros, rodovias, ferrovias, condominios corporativos, condominios residenciaís, complexos hoteleiros, vasta rede de serviços que gravitam ao redor da moderna industria petrolífera. Cubatão, por exemplo, que hospeda o aço da antiga Cosipa, hoje Usiminas, vai receber um grande estaleiro, tanto para as embarcações do pré-sal, quanto também para as plataformas do pré_sal. TAMBÉM ESTÃO ESPERANDO POR ESTALEIROS, BERTIOGA E PERUIBE."


O senhor Joelmir, do grupo BANDEIRANTES de comunicações (rádio e TV bandeirantes), será, com certeza, defenestrado pela turma contrária ao Porto em Peruíbe, os quais farão questão de minimizar as afirmações dele, ou ignorá-las, ou, até mesmo, ridicularizá-las.
Funciona assim: em uma postagem mais antiga minha, intitulada GOVERNO PAULISTA QUE RESSUCITAR PROJETO DO PORTO BRASIL EM PERUIBE, citei um artigo da revista VEJA. Vou reproduzir um trecho:

"Na revista VEJA de 25/2, holofote, página 30, foi noticiado que o governo paulista (governador José Serra, presidenciável) pretende RESSUSCITAR O PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM PORTO EM PERUIBE !!!
Um certo CLAUDIO VAZ, presidente de uma agencia de investimentos de SP, chamada INVESTE SÃO PAULO, considera que a PETROBRAS (pois é, pré-sal, pós-sal...sabem como é) só irá explorar as jazidas da bacia de Santos, se tiver um Porto exclusivo no estado, e a área de Taninguá, em Peruibe, constitui um dos poucos lugares disponíveis.Na revista VEJA de 25/2, holofote, página 30, foi noticiado que o governo paulista (governador José Serra, presidenciável) pretende RESSUSCITAR O PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM PORTO EM PERUIBE !!!"

Pois bem, uma certa ONG fez questão de ridicularizar a noticia, tentou diminuir a sua importancia, se esquecendo....que foi justamente na VEJA, na seção HOLOFOTE, que foi, em primeira mão, notificado o interesse do Eike Batista em Peruibe. Um fato.
Agora, vejam este outro trecho, de uma outra postagem, sobre os interesses do governo federal, sobre um porto em Peruibe:

"Um estudo entregue ontem à Secretaria Especial de Portos do governo federal aponta duas possíveis áreas na região com viabilidade para a construção de novos terminais.
A análise, de responsabilidade da Antaq ( Agência Nacional de Transportes Aquaviários), encontrou características naturais em Ubatuba que possibilitam as atividades portuárias. A localização exata dos locais não foi divulgada.
São indicativos que atendem a critérios básicos, como a profundidade marítima, a não interferência com área de urbanização e de preservação ambiental federal, entre outros aspectos", disse Maria Beatriz Berti, técnica do Centro de Excelência em Técnica de Engenharia de Transportes, conveniado à Antaq.
Todo o estudo levou menos de 180 dias para a conclusão. Agora, de acordo com a Antaq, cabe à Secretaria Especial de Portos definir onde e como instalar os empreendimentos.
Além das áreas em Ubatuba, outras 17 foram mapeadas em toda costa brasileira. No litoral paulista, Peruíbe também apresentou características viáveis para os investimentos."

Neste caso, um senhor de uma famosa ONG (cadê as alternativas economicas para o Porto Brasil? perguntem para ele) , fez questão até de postar nos comentários, minimizando....dizendo que era apenas um estudo do governo federal, que ia ficar por isso mesmo....será? Será mesmo?
Para quem não sabe,um estaleiro é o local onde se constroem, guardam e são reparadas embarcações....vejam a foto. Não falo de um local para se construir e reparar barquinhos de pesca. No caso de Peruibe, essa instalação serviria a PETROBRAS. Imaginem o tamanho, e os recursos lá empregados.
E onde tal estaleiro poderá ser construído? Só em Taninguá, a nossa última fronteira, a nossa terra prometida. Pois é, parece destino histórico !!!
Se preparem, pois vai ser um berreiro da turma antiporto, detonando o jornalista, ou tentando colocar a questão como algo sem importancia já que "eles já venceram".
Quero ver passarem por cima da PETROBRAS.
Quero só ver. Basta ela ter interesse.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não, pelo contrário. Acho que um estaleiro trás poucos impactos ambientais como um porto traria. Também tem uma área de desmatamento bem menor do que aquele "útópico" porto. Vale a pena sim.

Anônimo disse...

A nossa região relamente carece de alternativas para geração de empregos, não há dúvidas. Com a notícia de um ESTALEIRO prestes a ser instalado na região, seja em Peruíbe ou outra cidade, precisamos medir não só o impacto ambiental, que sempre existirá, mas também o IMPACTO SOCIAL, antes de qualquer investimento vultuoso se faz necessário um ajuste na cidade. O dinheiro que tal estaleiro pode trazer para nós realmente paga os custos de uma possível explosão demografica,precariedade nos serviços de água e esgoto, saturação das via públicas, violência urbana, favelas, etc, são males inerentes ao desenvolvimento.
Ainda acho que antes de apostar numa INDUSTRIALIZAÇÃO de PERUIBE, devemos INCREMENTAR O TURISMO.
Mas, se é para o bem da população ECONOMICAMENTE FALANDO, que seja!

Anônimo disse...

Depois de 37 anos vivendo, pagando impostos e ralando na foice nessa cidade de Peruíbe e, talvez, pelo meu cacoete de geógrafo, acho que posso contribuir com alguma experiência de vida nessa discussão sobre qual cidade queremos ter.
Conheci Peruíbe com 10 mil habitantes, ruas de areia, a farmácia do seu Enéas, um posto safado de gasolina, um mercado de secos e molhados do Omuro, uns 120 telefones ofertados gratuitamente pela "Companhia Telefônica de Peruíbe" (acreditem, amigos, já houve isso...)um cinema com cadeiras de madeira, duas padarias, uma Avenida Pe. Anchieta sem calçamento, um Guaraú onde só se chegava com coragem e de jipe, o Balneário Oásis onde só se via palmeiras jerivás (daí o nome do balneário)e quase nenhuma casa. Era uma Peruíbe acanhada, pacífica e sem maiores traumas que a falta crônica de água nas poucas torneiras servidas. Quem não tinha água ia na bica do centro...Comprava-se peixe e camarão salgado na rua. De "grandioso" só havia aqui as Termas de Peruíbe, uma construção acanhada, mas cheia de promessas na cura pela lama negra e que faliu quando fiquei sócio. Pescava muito robalo no Rio Preto, e muito mais camarão sete barbas num simples arrasto de rede no final das tardes. Na praia do centro, diga-se de passagem. Enchia-se um balde com eles, para o terror das mulheres que tinham de limpá-los enquanto nós, os homens, balançávamos numa rede tomando cerveja meio morna que gelo era uma coisa difícil naqueles tempos. Não havia bandidos, nem polícia. Como as ruas eram só areia, não se usavam havaianas, só tamancos feitos de madeira produzidos pela heróica Tamancaria Santista que ainda existe lá no centro.
Bom, isso foi há 37 anos. Os tempos não voltarão jamais. Hoje,lidamos com radares, falta de estacionamento, flanelinhas, impostos astronômicos, bandidagem solta, muito comércio, orla urbanizada, praias poluídas, camarão importado do CEASA, etc, etc, etc. Temos de tudo um pouco e a cada hora que passa, mais um pouco.
Chegamos na hora da verdade sobre o que queremos de fato. Vocação turística !? Isso é conversa fiada pra boi dormir, isso não existe em lugar nenhum... Temos praias poluídas e muita mata protegida legalmente, nada mais. Temos mais de 140 pousadas e hotéis, mas não temos turistas. Temos um mar enorme na frente, mas não existem lanchas e barcos que o justifiquem como lugar de lazer náutico. Não temos sequer uma marina. Não temos nenhuma operadora de turismo, não temos gente capacitada na área, não temos política municipal para o incremento do turismo. Então...estamos como aquele menino com muita vocação para a medicina mas que acabou mesmo foi é trabalhando na quitanda da esquina.
Somos uma cidade feita de pessoas sem qualquer ligação com a história local. Não temos uma história para contar, não temos uma cultura local para defender, não temos uma tradição, uma festa própria, um artesanato, uma música, uma dança, nada. Somos apenas um condomínio municipal à beira do mar poluído e muitas lojinhas para gastar o nosso futuro.

Anônimo disse...

bom dia;
vou deixar aqui minha humilde opinião sobre a questão do porto de Peruibe.
Vim morar aqui em 2006 10/10/2006, me aposentei em Campinas Sp realizei o sonho de morar no litoral, sonho escolhido a dedo dentre as cidades do litoral sul paulista, devido ao "sossego" que esta cidade nos prometia.(ilusão de turista)
Embora vindo de uma cidade grande, tipicamente violenta, lá jamais sofri qualquer problema com falta de segurança...nenhum incomodo. e vejam só que ironia...6, 7 meses após mudarmos pra peruibe, minha esposa foi assaltada a mão armada, levaram carro. celular, cartões , talões de cheques, documentos etccc. e deixaram uma sensação terrivél de ter transformado nosso sonho em pesadelo!.
isso ocorreu em 05/07.. logo depois acho que em julho ou agosto veio a noticia do interesse do Eike para construir um porto em Peruibe, acompanhei de perto as noticias e o desenrolar com muito interesse, afinal... a construção de um porto aqui valolizaria meu imovél para vende-lo e voltar pra minha querida e tranquila campinas com mais de 1.200.000 hb porém muito menos violenta que peruibe.
Infelizmente a situação do mercado financeiro em 2008 levou o empresário a engavetar o projeto, já tinhamos um escritório da LLX com 08 linhas telefonicas instaladas, tinhamos 37 pessoas trabalhando na prospecção da área, e inevitavelmente o porto estaria sendo construido com indio ou sem indio. mas infelizmente as obras foram "suspensas"
A partir daí a noticia virou festa na mong, o tal cidadão (Plinio) virou Heroi da natureza, como se fosse sua responsabilidade impedir a construção do porto.
fizeram churrasco, soltaram fogos, fizeram comemorações etc e tal....
mas se esqueceram de uma coisa, tudo passa...e a crise passou!
oficialmente não ganharam nada, pelo contrario, as duas ações movidas pelo MPF foram vencidas pelo Eike, e o deputado que levou a questão para Brasilia um tal de (JSF) está completamente desmoralizado no congresso, metido com polemicas confusões...$$$
e agora pessoalzinho anti_progresso, o que fizeram nesses dois anos para resolverem a questão dos indios?) eu respondo ...NADA! o que criaram nesses dois anos de alternativa para o desenvolvimento sustentável? eu respondo ..NADA!
Moro aqui pertinho da area taniguá...Maria Helena Novaes.., conhecem? que bom que conhecem, a Policia não conhece, pois não circulam por aqui!!!
então a minha opinião é essa, aqui em peruibe NADA vai atrair um turismo suficiente para melhorar a vida das pessoas que aqui moram.
Os turistas preferem com muita razão as praias do litoral norte(ubatuba, são sebastião, caragua, etc..) porque?
simples: tem mais vida, mais segurança, mais beleza, prais mais limpas, mais infraestrutura etccc.
hoje eu vejo peruibe como morador, como, como pai que já está órfão dos filhos que voltaram pra campinas pra estudar e trabalhar, vejo peruibe se esvaindo, sendo sugada pelos poucos empresários que sobrevivem como vampiros.
Vou torcer muito novamente para o porto ser construido, e rezar para conseguir vender minha casa aqui, pelo menos por um valor que me permita voltar para minha cidade amada. jamais voltarei para peruibe nem como turista, a menos que seja em um cruzeiro embarcando no porto de peruibe.
abraços

Anônimo disse...

continuando....e me identificando

o interesse de certas ongs em manter areas de preservação precisa ser fiscalizada para sabermos qual de fato é o real interesse, embora seja necessário conservarmos o meio ambiente, é lastimavel manter uma area desse tamanho (taniguá) e ver ser transformada em favela...pois só não foi totalmente invadida ainda, justamente por conta disso... nem invasor quer!
e os indios não vivem dos recursos da area, pois lá não produz nada!vivem de esmolas e cestas basicas.
mas as "ongs" mongs " da vida insistem em preserva-los sob o pretexto da origem e tradição indigena....lastimável...
vamos torcer para peruibe, e para isso precisamos torcer pra quem mora aqui, para que gostem daqui, trabalhem aqui, estudem aqui etc...
talvez seja hora de nos unirmos em favor do progresso de peruibe!
abs
Jair